1.    O que significa APAPPI?

R: Associação dos Participantes e Assistidos do Plano PAI-CD Patrocinado pela Itautec.

 

2.    O que é a APAPPI?

R: A APAPPI é uma Associação voluntária de ex-funcionários do Grupo Itautec Philco que são participantes ativos, assistidos, vinculados ou auto patrocinados ao Plano Pai CD, patrocinado pela Itautec.

  

3.    Qual é o objetivo da Associação?

  •        Representar e defender os interesses dos associados, em especial, diante da iniciativa de retirada da Itautec como patrocinadora do Plano Pai CD;
  •        Negociar com entidades de Previdência Privada e Financeiras em benefício dos associados;
  • Promover a educação previdenciária e financeira dos associados.

4.    Por que se associar à APAPPI?

R: Porque juntos, seremos mais fortes nas negociações com a Patrocinadora, órgãos governamentais e entidades de Previdência Privada, assegurando nossos direitos como participantes do plano.

Ao se associar à APAPPI, você ganha uma voz ativa junto à PREVIC. Sem nossa associação, a Patrocinadora seguirá com o encerramento do PAI-CD sem dialogar com os participantes, tentando evitar as obrigações legais.

Unidos, vamos buscar informações e alternativas nas instituições financeiras e de previdência, permitindo que cada um de nós compreenda melhor suas opções previdenciárias e escolha as instituições que melhor atendam às suas necessidades.

 

5.    Como me associar à APAPPI?

R: Busque seus dados no site da Fundação Itaúsa Industrial, prepare os arquivos com as imagens do Certificado do Participante e de seu RG; leia o Estatuto Social da APAPPI
Aqui você tem o passo-a-passo detalhado para de preparar:
associe-se

 

6.    Onde encontro o Estatuto Social da APAPPI?

R: Aqui mesmo no site da APAPPI no menu "estatuto & documentos": estudo social
E também na Área do Associado, com acesso após seu cadastro concluído (menu "Anexos")

 

7.    Meu saldo no PAI-CD pode ser diminuído se a APAPPI tentar negociar os fundos?

R: Não. Pode aumentar, se conseguimos compartilhar os fundos Previdenciais

 

8.    Corro risco de atrasar ou ficar sem receber o benefício do PAI-CD?

R: Não. Nada que a APAPPI vai fazer poderá interferir nos prazos de pagamento da Fundação

 

9.    A APAPPI vai saber o meu saldo no PAI-CD?

R: Não. Essa informação é sua e é confidencial. A mensalidade é faixa recomendada.
Cada um decide, dentro das suas possibilidades, em qual faixa aderir.

Ninguém fará nenhuma averiguação das escolhas e nem conseguiria, pois a informação é 100% pessoal 

 

10.   Eu vou pagar honorários sobre meu saldo que já tenho no PAI-CD?

R: Não. Esse saldo é seu. Não há polêmica nem disputa sobre ele

 

11.   Qual é a forma de pagamento da mensalidade da APAPPI?

R: Os associados vão receber um boleto no email que você cadastrou na APAPPI. Esse boleto poderá ser pago pelo código de barras ou QRCode do PIX. Você também pode baixar um boleto e acompanhar o histórico de pagamento aqui no acesso à área do associado

 

12.  Quem são os ex-funcionários que compõem o corpo diretivo da Associação (Presidente, Vice-Presidente, Diretores e Conselheiros)?

  •        Presidente: Claudio Vita Filho
  •        Vice-Presidente: Milton Shizuo Noguchi
  •        Diretor Financeiro: Miguel Angelo Alonso
  •        Diretor Financeiro Adjunto: Jorge Komiyama
  •        Diretor Administrativo: João Lo Ré Chagas
  •        Diretor Administrativo Adjunto: Carlos Alberto Nadim
  •        Conselheiro Consultivo: Armando Silveira Xavier
  •        Conselheiro Consultivo: Sérgio Luis Soeiro
  •        Conselheiro Consultivo: Ronaldo Marques
  •        Conselheiro Consultivo: Francisco Carlos B. e Silva
  •        Conselheiro Consultivo: Luís Carlos Lorenzo Acácio
  •        Conselheiro Consultivo: Rosana Morelli Terra Medina
  •        Conselheiro Fiscal: Marcos Adayr Arruda
  •        Conselheiro Fiscal: Ricardo Secaf
  •        Conselheiro Fiscal: Katia Eliza de Assis

13.   Algum membro do corpo diretivo da APAPPI, do Conselho ou do GT tem remuneração?

R: Não. Ninguém tem remuneração, o trabalho é voluntário e todos pagam a mensalidade.

  

14.   O que significa GT?

R: GT é o Grupo de Trabalho formado por ex-funcionários que inicialmente tiveram a iniciativa de formar um grupo no Whatsapp para acompanhar os rendimentos do Plano Pai. Atualmente o GT estuda, analisa e leva para o Grupo informações relevantes.

  

15.   Quem participa do GT (Grupo de Trabalho)

R: Atualmente participam do GT 33 ex-funcionários. São eles, em ordem alfabética:

  1.        Adriana Munhoz
  2.        Alberto Zapater
  3.        Antonio Gilson de M. Abrahão
  4.        Antonio M. Bernardino
  5.        Armando Xavier
  6.        Carlos Aiala
  7.        Carlos Alberto Nadim
  8.        Carlos Guilherme 
  9.        Cláudio Vita Filho
  10.        Raimundo Dantas
  11.        Flavio Montezuma
  12.        Francisco Carlos B. e Silva
  13.        Geraldo Bortoli
  14.       João Lo Ré Chagas
  15.       Jorge Almeida
  16.       Jorge Komiyama
  17.       José Antonio Santos
  18.       Juarez Araújo Almeida
  19.        Katia Eliza de Assis
  20.        Luis Carlos L. Acácio
  21.        Marielza Cuoco
  22.        Marcos Arruda
  23.        Miguel Angelo Alonso
  24.        Milton S. Noguchi
  25.        Pedro de Toledo
  26.        Ricardo Perez
  27.        Ricardo Secaf
  28.        Ronaldo Marques
  29.        Rosana Morelli T. Medina
  30.        Sergio Soeiro
  31.        Simon Ruben
  32.        Valmir Bozoni
  33.        Wilson Beraldo

16.  Qual a finalidade da contribuição dada pelos associados?

R: O dinheiro arrecadado com as contribuições dos associados, é única e exclusivamente, para a manutenção da Associação, como por exemplo, construção e manutenção do site, pagamento do escritório de contabilidade e advocacia contratados pela APAPPI etc.

 

17.  Já sou assistido pelo Plano Pai com data de encerramento (e recebimento de todos os valores)  próxima, se o processo demorar terei direito ao recebimento dos valores do Fundo Previdenciário em questão?

R: Talvez. O processo de retirada de Patrocínio, os saldos serão ajustados até a data de aprovação pela Previc. Então se seu saldo estiver zerado, não terá mais direito. Pretendemos fazer uma negociação administrativa, dentro do ambiente da Previc. Esperamos que seja rápida (6 a 12 meses).

  

18.  Quando a APAPPI será encerrada?

R: Não há uma data prevista. Apesar da dissolução da APAPPI poder acontecer a qualquer tempo, o esperado é quando atingir seus objetivos. 

  

19.  No caso de encerramento o que acontece com o patrimônio da APAPPI?

      R: Após o pagamento de todas obrigações da associação. Um eventual saldo remanescente será destinado a outra entidade sem fins lucrativos com objetivos semelhantes, em conformidade com o disposto no Código Civil. (resposta alterada em 30 ago.24 para adequação ao Estatuto Social da APAPPI).

20.  Por que adicionar o Certificado de Participação do Plano PAI no cadastro da APAPPI?

 

      R: Esse é o documento que indica a situação ativa do participante do Plano PAI, que autentica diante a Previc e a Fundação que os participantes sãopós o pagamento de todas obrigações da associação. Um eventual saldo remanescente será destinado a outra  qualificados.